________

Qual a importância da topografia na hora da construção?

A topografia é uma das principais etapas da construção.

Para quem não sabe do que se trata, a topografia nada mais é do que o estudo descritivo e detalhado de um determinado terreno.

O responsável pela construção também pode adequar seu projeto através dos resultados do estudo topográfico, visando à redução do custo da obra e eliminação de retrabalhos, que levam ao atraso do prazo de entrega e gastos excessivos.

Tipos de levantamento topográfico

Há dois tipos de levantamento topográfico que são largamente utilizados na construção civil.

  • Um deles é o planimétrico, que não considera o relevo do terreno. Esse tipo de levantamento topográfico é bastante usado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais.
  • O outro levantamento topográfico é o altimétrico, no qual relevos e desníveis são considerados.

Como são complementares, ambos os levantamentos topográficos são solicitados antes da elaboração do projeto de construção civil. Os resultados desses estudos são aplicados em várias fases da obra, dentre elas o nivelamento do terreno, demarcação de esquadro, locação de estacas e pilares, inclusive no acompanhamento de prumadas de pilares.

Quem pode fazer um levantamento topográfico

Mas, não é um profissional de qualquer área que está habilitado a realizar um levantamento topográfico. Somente um topógrafo tem conhecimento adequado para desenvolver o trabalho de forma qualitativa, manuseando todos os equipamentos de forma correta para entregar um levantamento assertivo.

A MRT Arquitetura, tem parcerias com profissionais gabaritados e com experiencia comprovada de mais de 20 anos, em serviços topográficos e planialtimétricos.

Solicite um orçamento hoje mesmo! Clique aqui.